Para uma consoada tradicional e deliciosa

Novembro já está quase no fim e os preparativos para a noite mais mágica do ano intensificam-se. Falta praticamente um mês para o Natal que se adivinha diferente de todos os outros.

As habituais reuniões familiares, bem como as deslocações para diversos pontos do país vão diminuir e, por isso, muitas famílias irão organizar pela primeira vez o Natal em suas casas.

Organizar uma ceia de Natal memorável pode ser um desafio sobretudo para quem nunca o fez e, por isso, pedimos ao food lover, Nelson Ribeiro, que nos ajudasse a preparar um menu tradicional e delicioso.

Para o Nelson há clássicos que nunca falham e foi por isso que a sua escolha foi para o bacalhau assado com especiarias.

Ingredientes:
– 4 postas de bacalhau
– 5 dentes de alho
– 2 folhas de louro
– Azeite (a gosto)
– 12 batatas pequenas para assar
– Sal a gosto
– Especiarias (a gosto)
– 2 cebolas

Preparação:
Untar generosamente um tabuleiro do forno com azeite. Colocar no tabuleiro a cebola em rodelas e colocar as postas de bacalhau por cima com a pele virada para baixo. Picar três dentes de alho e espalhar por cima das postas. Partir as folhas de louro e espalhar pelo bacalhau. Regar generosamente as postas de bacalhau com azeite e levar ao forno previamente aquecido a 180ºC, durante cerca de uma hora.

Untar ligeiramente outro tabuleiro com azeite e colocar as batatas previamente lavadas. Salpicar com azeite e sal e levar ao forno ao mesmo tempo que o bacalhau, ou seja, durante aproximadamente uma hora. Quando o bacalhau e as batatas ficarem prontos retirar os tabuleiros do forno. Com a mão cerrada dar um murro nas batatas de modo a abrir ligeiramente a pele. Salpica-las com mais uma pitada de sal.

Levar uma frigideira ao lume com cerca de 200ml de azeite. Deixar aquecer sem ferver. Esmagar os restantes dois dentes de alho e juntar ao azeite aquecido. Regar as batatas com este azeite. Distribuir o bacalhau e as batatas pelos pratos e salpicar com especiarias a gosto.

Preparar tudo atempadamente é um segredo infalível para que tudo corra o melhor possível sobretudo este ano em que antecipar se tornou a palavra de ordem. Assim sendo, compre os ingredientes que não são perecíveis atempadamente de modo a evitar os aglomerados nas superfícies comerciais, organize e separe todos os ingredientes que vai usar para a ceia de natal no dia anterior e deixe a mesa posta horas antes da ceia.

Seja ou não o primeiro Natal que fará em sua casa o importante que é essa noite seja especial. Nas lojas Espaço Casa encontra uma vasta gama de artigos de cozinha essenciais para o ajudar a preparar o jantar da consoada.

O que achou?

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

No Comments Yet.

Previous
Organizar o Natal? Sim, é possível!
Para uma consoada tradicional e deliciosa