Organizar um Magusto em casa

O dia de S. Martinho é um excelente pretexto para juntar a família e os amigos à volta da mesa a comer castanhas assadas e a beber jeropiga.

Normalmente o tempo está convidativo, devido ao famoso Verão de São Martinho, e como tal há que aproveitar para desfrutar de um momento de convívio à boa maneira portuguesa.

As castanhas e a jeropiga não podem faltar, assim como o assador e as folhas de jornal para servir as castanhas como manda a tradição. Contudo, a organização de um Magusto pode ser muito mais do que uma festa onde se assa e come castanhas. Porque não fazer uma refeição típica da época? Impressione os seus convidados com um lombo de porco assado com castanhas.

A decoração também não deve ser descurada. Faça uma decoração alusiva a esta quadra, usando as castanhas como peça principal. Pode usar castiçais de vidro com velas e colocar castanhas lá dentro ou criar um centro de mesa com pinhas, castanhas e ouriços das castanhas. Complete a decoração da mesa com copos de pé alto com frutos secos lá dentro.

Para terminar o dia da melhor forma organize uma noite de jogos com a sua família e amigos. Deixe os ecrãs de lado, dê uso aos jogos de tabuleiros e verá que terá diversão garantida durante horas.

Sigas a nossas sugestões e festeje este Dia de São Martinho com mais sabor e tradição.

Fonte: Pexels

Vejas as nossas dicas para assar castanhas na perfeição

Pré-aqueça o forno a 200 ºC.
Entretanto, lave as castanhas, seque-as, e aplique, em cada uma, um golpe de faca na horizontal, evitando cortá-las ao meio (depois do entalhe, pode demolhar as castanhas em água fria por dez minutos).
Cubra um tabuleiro que possa ir ao forno com sal grosso, espalhando sobre este as castanhas, sem as sobrepor.
Polvilhe as castanhas com sal grosso e leve o tabuleiro ao forno (nesta fase também pode acrescentar os pezinhos de alecrim, se for a gosto).
Dependendo do tamanho das castanhas, vão assar no forno entre 35 a 45 minutos.
Deixe tostar a gosto e sirva ainda quentinhas.

Receita lombo de porco com castanhas

Ingredientes: lombo de porco; castanhas peladas (congeladas); pimenta; sal; alecrim; cravinho; tomilho; massa de pimentão; azeite; vinho branco; alhos; cebola.

Receita: tempere o lombo de porco com uma caneca de vinho branco, sal, pimenta, alecrim, cravinho, tomilho, massa de pimentão, um fio de azeite e cinco alhos esmagados. Deixe a carne a marinar de um dia para o outro. Antes de levar a carne ao forno, corte três cebolas em cubos e coloque-as dentro do tabuleiro à volta do lombo. Com o forno pré-aquecido a 220º C, coloque a carne a assar. Depois de 30 minutos, coloque as castanhas descongeladas junto à carne. Vá virando o lombo de vez em quando. Vá mexendo a cebola e as castanhas. Se necessário, adicione um pouco de vinho branco para o molho não secar. Dependendo o tamanho e espessura do lombo, vá vigiando a carne, mas, após uma hora, a carne deverá estar perfeitamente assada.

Fonte:
https://www.feminina.pt/como-organizar-um-magusto/
https://lifestyle.sapo.pt/sabores/receitas/castanhas-assadas-no-forno

O que achou?

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

No Comments Yet.

Previous
Como decorar a sua casa para o Natal
Organizar um Magusto em casa