8 dicas para uma secretária organizada

O trabalho, a escola e a rotina passam também pela sua casa. Não são só as crianças que têm que ter um cantinho para estudar e fazer os trabalhos de casa. Para muitas pessoas, o local de trabalho passa pela própria casa, seja apenas numa secretária que está na sua sala ou num escritório.

Agora que está prestes a entrar na rotina habitual, é o momento certo para organizar e decorar a sua secretária e o espaço envolvente.


Crie um ambiente mais propício para as tarefas do dia a dia de trabalho, sendo motivador ao mesmo tempo.

Ficam aqui algumas dicas:

1. O mobiliário

Comece por analisar se o mobiliário existente no seu espaço de trabalho é adequado às suas necessidades. Basta a sua secretária ou necessita de outro espaço, como por exemplo para leitura de documentos ou livros?

Se vai adquirir mobiliário, escolha peças que tenham gavetas ou armários. Vai ajudá-lo a reduzir o ruído visual dos documentos e papéis que necessita arrumar.

2. Pessoal ou profissional?

Trabalhar em casa pode trazer alguma dificuldade em separar o que é pessoal do que é profissional.

Separe de forma visível os seus documentos pessoais do que são assuntos de trabalho. Isto fará com que consiga encontrar mais facilmente aqueles documentos que necessita. 

3. Repense os objectos

Pense em ter na sua secretária apenas o que lhe é essencial para o seu trabalho diário, e livre-se do excesso de objectos. Há algumas questões básicas que poderá fazer quando estiver a decidir o que merece um lugar de destaque na sua secretária:

Quantas vezes por semana uso isto?

De que forma este objecto afecta a harmonia do espaço?

4. Escolha o seu estilo e inspiração

Inspire-se antes de começar a comprar coisas novas e a encher a sua secretária ou o escritório. Para conseguir um ambiente e uma secretária com um estilo organizado e “Clean”, não tem que criar uma decoração toda branca ou vazia.

Inspire-se de forma consciente!

5. Cesto na secretária

Ao longo da semana, vão havendo assuntos e documentos pendentes, que vão ficando por resolver ou arrumar. Tenha um cesto na sua secretária onde poderá colocar todos estes papéis que ainda necessitam ser arquivados.

6. Tudo na caixinha certa

Canetas, lapiseiras, agrafos, clips, elásticos… tudo necessário num escritório. Tenha tudo organizado, em latas ou em frascos de vidro, são sempre uma excelente solução. Reutilize estes recipientes e deixe só em cima da secretário o indispensável.

7. Quadro Magnético

Seja magnético ou de cortiça. O ideal é uma plataforma que esteja sempre visível e onde poderá deixar as suas notas ou documentos mais importantes.

Por vezes, também ajuda a fluir a criatividade colocar as suas ideias em post-its num quadro.

8. Organização diária

Depois de começar a desfrutar do espaço, há um compromisso que terá que assumir diáriamente: Organizar a sua secretária e/ou escritório no fim do trabalho. 

Não deixe coisas que ficaram concluídas desarrumadas. Crie este hábito e a motivação com que encara o trabalho no momento seguinte será outra 😉

O que achou?

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

No Comments Yet.

Previous
DIY: Garrafa Decorativa
8 dicas para uma secretária organizada